Para melhor compreensão dos tipos de Sinais na Comuniocação de Dados, definiremos primeiro o que seria a teoria da informação no que diz respeito às leis matemáticas que regem os sistemas de comunicação de dados. Vejamos a figura abaixo.

Os Dados, envolvidos na comunicação de computadores, e outros aparelhos, como o telefone, o rádio e a tv, representa a informação a ser recebida ou enviada e podem ser classificados como :
Dados Digitais - se assumem valores discretos, quantidades bem determinadas, como os números inteiros ou as letras de um texto ; Neste caso, poderão representar-se mediante um código adequado, recorrendo por exemplo aos símbolos binários (dígitos 0 e 1).

Dados Analógicos - se variam de modo contínuo de intensidade e padrão, como os valores de pressão ou temperatura, ou a intensidade e tonalidade da voz humana.

A transmissão pode utilizar sinais analógicos ou digitais podendo ser:
Simples: só uma direção.
Half-Duplex: em ambas as direções, mas somente uma ao mesmo tempo.
Full-Duples: em ambas as direções ao mesmo tempo.
Quanto a sinalização a transmissão pode ser:
Síncrona: os bits são transmitidos em uma cadência fixa, ditada por um sinal de sincronismo, normalmente de onda quadrada (clock) sendo que transmissor e receptor devem estar sincronizados com este sianl para não haver perdas de dados.
Assíncrona: não há informação de sincronização, devendo portanto haver alguma forma de controle de fluxo.
Assíncrona: não há informação de sincronização, devendo portanto haver alguma forma de controle de fluxo.
Sem comentários:
Enviar um comentário