quinta-feira, 31 de março de 2011

IP's 64 bits

O principal motivo para a implantação do IPv6 na Internet é a necessidade de mais endereços, porque os endereços livres IPv4 acabaram.
Para entender as razões desse esgotamento, é importante considerar que a Internet não foi projetada para uso comercial. No início da década de 1980, ela poderia ser considerada uma rede predominantemente acadêmica, com poucas centenas de computadores interligados. Apesar disso, pode-se dizer que o espaço de endereçamento do IP versão 4, de 32 bits, não é pequeno: 4.294.967.296 endereços.

  • Internet das coisas: Imagina-se um futuro onde a computação será ubiqua e pervasiva... A tecnologia estará presente em vários dispositivos hoje não inteligentes, que serão capazes de interagir autonomamente entre si - computadores invisíveis interligados à Internet, embutidos nos objetos usados no dia a dia - tornando a vida um pouco mais simples. Pode-se imaginar eletrodomésticos conectados, automóveis, edifícios inteligentes, equipamentos de monitoramento médico, etc. Dezenas, talvez mesmo centenas ou milhares de equipamentos estarão conectados em cada residência e escritório... O IPv6, com endereços abundantes, fixos, válidos, é necessário para fazer desse futuro uma realidade.
  • Expansão das redes: Vários fatores motivam uma expansão cada vez mais acelerada da Internet: a inclusão digital, as redes 3G, etc. São necessários mais IPs.
  • Qualidade de serviço: A convergência das redes de telecomunicações futuras para a camada de rede comum, o IPv6, favorecerá o amadurecimento de serviços hoje incipientes, como VoIP, streaming de vídeo em tempo real, etc, e fará aparecerem outros, novos. O IPv6 tem um suporte melhorado a classes de serviço diferenciadas, em função das exigências e prioridades do serviço em causa.
  • Mobilidade: A mobilidade está a tornar-se um factor muito importante na sociedade de hoje em dia. O IPv6 suporta a mobilidade dos utilizadores, estes poderão ser contactados em qualquer rede através do seu endereço IPv6 de origem.

quarta-feira, 30 de março de 2011

E um recurso da Internet que actualmente, por exemplo um site da Web, pode ser identificado de 2 maneiras: pelo seu nome de domínio, ou pelo endereço de IP dos equipamento que o hospedam (por exemplo, 208.80.152.130 é o IP associado ao domínio). Endereços de IP são usados pela camada de rede para determinar a localização física e virtual do equipamento. Nomes de domínio, porém, são mais mnemónicos para o usuário e empresas. É então necessário um mecanismo para traduzir um nome de domínio em um endereço IP. Esta é a principal função do DNS.

dominio de rede

Domínio é um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na Internet. O nome de domínio foi concebido com o objectivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números.

Máscara de sub-rede

Este é um parâmetro na configuração do protocolo TCP/IP (independentemente do sistema operacional usado). Ao contrário do endereço IP, que é formado por valores entre 0 e 255, a máscara de sub-rede é formada por apenas dois valores: 0 e 255, como em 255.255.0.0 ou 255.0.0.0. onde um valor 255 indica a parte endereço IP referente à rede, e um valor 0 indica a parte endereço IP referente ao host.

A máscara de rede padrão acompanha a classe do endereço IP: num endereço de classe A, a máscara será 255.0.0.0, indicando que o primeiro octeto se refere à rede e os três últimos ao host. Num endereço classe B, a máscara padrão será 255.255.0.0, onde os dois primeiros octetos referem-se à rede e os dois últimos ao host, e num endereço classe C, a máscara padrão será 255.255.255.0 onde apenas o último octeto refere-se ao host.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Classes de IP


Classes de endereços IP

  • IANA: Internet Assigned Numbers Authority.

  • Divide os IP'S em classes


Classe A
Tipo de rede: redes com muitos computadores
Formação do IP: O 1º byte é usado como identificador de rede e os demais servem como identificador dos computadores
Gama:1.0.0.0 a 126.0.0.0
Nº de computadores:16777214


Classe B
Tipo de rede: redes onde a capacidade de computadores é equivalente ao número de redes
Formação do IP: os dois primeiros bytes representam a rede e os restantes para identificarem os computadores
Gama:128.0.0.0 a 191.255.0.0
Nº de computadores:65 536

Classe C
Tipo de rede: redes locais com capacidade de redes, mas com poucos computadores em cada.
Formação do IP: os três primeiros bytes representam a rede e os restantes para identificarem os computadores
Gama:192.168.0.0 a 192.168.255.255
Nº de computadores: 256

quinta-feira, 24 de março de 2011

O endereço IP

O endereço IP é uma especificação que permite a comunicação, consistente entre computadores mesmo que estes sejam de plataformas diferentes ou estejam distante.
O protocolo aplicado é o TSP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol). O IP é constituído por 32 bits com 4 grupos de 8 bits e cada grupo é denominado octeto ou byte, cada grupo tem 3 caracteres e a gama que um byte pode assumir e de  0 a 225.